quarta-feira, 12 de outubro de 2016

COSTA AMALFITANA - POSITANO, AMALFI, RAVELLO, ATRANI, PRAIANO, MINORI, MAIORI ETC.

COSTA AMALFITANA - A SEGUNDA PARADA DE UM ROTEIRO DOS SONHOS

Positano
Prezados(as), este post 2 é uma continuação do post1.

Amalfi

No post 1, falo do roteiro completo, do planejamento, da motivação (como se precisasse!! ;-) ) e da primeira cidade (Capri) dessa viagem dos sonhos.

Se vc não leu, dá um pulinho lá, clicando no link acima. Prometo que vc vai curtir!


Mas se vc quiser embarcar direto na Costa Amalfitana, sinta-se à vontade. As fotos iniciais foram o cartão de visita...ainda tem muito mais por aí... ;-)

Escolha o seu cenário

Para começar, é bom deixar claro que o astral da Costa Amalfitana é bem diferente do astral histórico e cultural de Roma, Veneza, Milão, Florença, Pisa, Verona etc., locais tradicionalmente encantadores da "velha bota".

Costiera Amalfitana - limoncello everywhere

O astral aqui é mais de paisagem litorânea, sem perder o charme e o glamour italiano.
Mas, tem história? Tem cultura? Claro, estamos na Itália!!!
Acreditem: mesmo sem ser tão famosa como as cidades tradicionais, a Costa é, sem dúvida, um dos muitos locais mais do que especiais da Itália.

Positano @sunset

Ao longo de aproximadamente 65 km de uma estrada sinuosa e escarpada, vc vai se deparar com cidades e vilarejos que oferecem cenários de cinema - vide o famoso filme "Sob o sol da Toscana" (mencionado no post1).


Debruçado na montanha e com vista para o belíssimo mar Tirreno, esse pedaço do litoral italiano vai marcar sua memória para sempre. Garanto!

mapa do percurso

De Sorrento até Vietri Sul Mare, passando por Positano, Praiano, Amalfi, Atrani, Fuoro di Fiori, Ravello, Minori, Maiori e outros pequenos vilarejos, a estrada costeira (famosa "costiera amalfitana" ou simplesmente estrada SS163) oferece emoções de sobra, seja pelo percurso altamente estilo "Velozes e Furiosos", como também pelos visuais espetaculares.


Curta a Costa a partir de passeios em terra, mas, por favor, não deixe de fazer um passeio de barco completo pela orla para ter a perspectiva de um navegador "das antigas" desbravando mares tranquilos e, é claro, dar bons mergulhos em águas cristalinas.


Espero, mais uma vez, que as fotos e o link para engraçado vídeo (having fun driving @amalfi coast) animem vcs a curtir esse paraíso.
Vale muito!!!

COMO CHEGAR

Chegada em Sorrento (vindo de Capri)
Vc tem dois pontos básicos para começar a sua aventura pela Costa Amalfitana: Salerno e Sorrento.

Chegada em Amalfi

Salerno fica no lado leste da Costa e facilita o acesso para quem vem de trem ou de carro, a partir de Roma ou de outra cidade mais ao norte.


Sorrento, fica na parte oeste da Costa e é mais indicada para quem vier de Nápoles ou para quem vier de Capri (meu caso). De Nápoles, vc pode vir de trem e até fazer um pit stop em Pompéia para curtir (??) as ruínas cinzentas provocadas pela famosa erupção do vulcão Vesúvio.
Conheci as ruínas em 89. São legais, históricas, mas, por motivos óbvios, o ambiente é bem "pesado"... não fez muito minha cabeça na primeira vez e portanto não quis voltar.

Charme de Positano @night

De Capri, obviamente, só chegando de boat mesmo. Viagem rápida (40 minutos). Os barcos partem com frequência alta do porto de Marina Grande em Capri. Na alta temporada, existem barcos que vão direto para Positano e Amalfi. Ir direto para estas cidades pode ser também uma boa opção.

ONDE FICAR

Ao longo da Costa, vc tem opções diversas de hospedagem.

Positano - paisagem de sonhos

As cidades TOP para hospedagem são Positano, Amalfi e Ravello

Tem que estar com preparo físico em dia para subir/descer as ladeiras na Costa

Obviamente, o fator "TOP" traz junto o fator $$$ no valor da hospedagem. 
Positano é a cidade mais famosa e movimentada da Costa. A fama procede, pois a cidade é linda, charmosa, contando com belas lojas, feirinhas, restaurantes e uma vida noturna intensa e agradável.


Ravello fica no alto da montanha. É mais para quem busca tranquilidade, paz interior, friozinho (mesmo no verão!!) e, se for na época certa, a curtição da boa música do famoso festival anual. 

Ravello
Vale a pena ficar numa cidade TOP?
Acho que vale. A hospedagem nas cidades menos famosas é obviamente mais barata, mas, apesar das cidades serem próximas, vc perceberá que a sinuosidade da estrada litorânea torna os deslocamentos mais vagarosos e, às vezes, te obriga a encarar um tráfego considerável. Vc não vai querer perder tempo com trânsito nesse paraíso,  ou vai? ;-)

Positano @night

Além disso, o valor maior na hospedagem nas cidades mais famosas pode ser compensado pelo fato de vc poder curtir uma vida noturna mais movimentada que pode ser desfrutada por meio de memoráveis passeios a pé.


Claro que, como toda Costa que se preze, haverá hotéis oferecendo piscinas com borda infinita, restaurantes Michelin e, obviamente, existirão locais mais em conta, funcionais e não menos atraentes e agradáveis. O conselho aqui é o de sempre: pesquise e faça a escolha de acordo com seu "budget" e com a ocasião.

Vista do alto de Ravello

Se vc estiver de carro alugado, considere seriamente reservar um hotel que ofereça estacionamento grátis, pois os estacionamentos são caríssimos nas ruas ou nos estacionamentos privados e isto pode afetar sua conta final de hospedagem.

Glamour italiano num cenário de Fellini ;-)

No meu caso, montei base em Positano e usei um carro alugado para passear pela Costa.

COMO SE DESLOCAR


Esse capítulo é polêmico. 
Tem muita gente que tem receio em dirigir, de carro alugado, na famosa "Costiera".

"Trilha" Romântica - Caminho dos Apaixonados - entre praias de Fornillo e Spiaggia Grande

Por que? Tem motivos? 
Bem....sim e não.

Amalfi

Se vc sabe de antemão que a estrada é sinuosa, que de vez em quando vem um ônibus no sentido contrário que te força dar marcha à ré e vc não se incomoda com nada isso, então vc vai tirar de letra (como eu!!) e até se divertir (muito!!) com a "organizada" confusão.
Está em dúvida?
Dê uma olhada nestes dois vídeos que fizemos quando estávamos por lá:
1 - having fun driving at Amalfi Coast
2 - vista panorâmica - dirigindo na Costa

Ravello
Os vídeos são para vcs terem um "feeling" da aventura. Existem outros vídeos bem legais no youtube também. Dirigir na Costa faz parte do pacote! É muito legal! Vai por mim!

Fiat 500 - Cinquecento (fala-se "tinkuetchento") - onipresentes na Costa

Mas, se vc é daqueles(as) que se "apavora" na situação do vídeo, então é melhor encarar o "busão". Os problemas do busão são os de sempre: perda de flexibilidade, cansa mais, percursos mais demorados, chance (no verão) de viajar como lata de sardinha etc. A única vantagem do ônibus é que economiza no estacionamento...mas, na minha opinião, nada que compense.

Enjoying the view - Italian world

Quer saber? Se vc está acostumado com o trânsito caótico de uma cidade brasileira, me arrisco a dizer que vc vai preferir fazer como eu. Alugue um carro pequeno, tipo Fiat 500 (o famoso cinquecento que parece fusca na região...tem aos montes). De preferência, alugue um que tenha teto solar ou que seja conversível (vc está de férias, pô...te dê esse prazer de presente...indulge yourself!!).
Feito isso...enjoy the ride!!!
Vc vai curtir muuuuito!!

panorâmica de Positano

Não esqueça que outra forma de se deslocar de uma cidade para outra é pelo mar.
O famoso "taxi ao mare".
Entretanto, considero que essa possibilidade não deve ser vista como "deslocamento", mas muito mais como um passeio, ou seja, deixe o barco para quando vc quiser passear e não se deslocar!!

Partiu??

O QUE FAZER

Comece a fazer seu roteiro preferido na Costa Amalfitana a partir do site que fala tudo que vc precisa saber sobre Positano e sobre as cidades vizinhas.  http://www.positano.com/pt/index
Não deixe de visitar as dicas do guru de viagens ( http://www.viajenaviagem.com/2013/09/costa-amalfitana-roteiro-dicas/)


Vc vai encontrar várias dicas nestes dois sites sobre as cidades, vilarejos, passeios, praias, trilhas, restaurantes, lojas, hotéis etc.


Usei os sites para selecionar as preciosas dicas, as coisas de meu interesse e assim montar meu roteiro.
Compartilho aqui com vcs o meu roteiro, mas recomendo a visita nos sites para adaptá-lo de acordo com o interesse de vcs.

1 - Circule a pé por Positano, Amalfi, Ravello  e cercanias


Ruas de Amalfi

Se perca pelas ruelas de Positano, Amalfi e Ravello.


Caminho dos Apaixonados em Positano

Desça e suba as ladeiras, percorra as lojinhas que atraem os turistas com o cheiro cítrico de limoncello.

Caminhe por uma trilha romântica (Caminho dos Apaixonados) que vai da praia Spiaggia Grande até as prainhas de Fornillo

Praia de Fornillo

O caminho dos apaixonados é um passeio belíssimo, entre o mar e a montanha, que parte do pier de barcos em Positano e te leva até a praia de Fornillo, o lugar preferido de quem prefere uma praia mais tranquila e silenciosa do que a praia de Spiaggia Grande.

Fornillo
2 - Explore a costa de carro. 
Saia cedo. Se vc estiver em Positano, vá direto para Maiori e depois venha voltando, sem pressa, parando em cada cidade: 

Maiori --> Minori --> Ravello --> Atrani --> Amalfi --> Bordo de Furore --> Conca dei Marini --> Praiano --> Positano

3 - Faça um passeio de barco pela Costa 

A partir de Positano, recomendo a "Blue Star Boats" (não ganho nada com o jabá...) que conta com a simpatia da brasileira Mariana para lhe dar boas dicas. 
mapa do passeio
visual inicial do passeio de barco

E mergulhe.....muito e sem moderação!!


mar tirreno
água um pouco fria, mas deliciosa
Hotéis e casas suntuosas nas escarpas


Encontre a praia para chamar de "sua"e peça ao barqueiro para dar aquela parada estratégica


Uma das "casinhas" da Sophia Loren - notem o Helicóptero na imagem
Escadas sinuosas levam ao mar
Locais para mergulhar
Os antigos fortes (são mais de 10!!) que protegiam as cidades. Alguns viraram hotéis luxuosos

4 - Chiesa di Santa Maria Assunta (famosa cúpula de majólica) em Positano - marca registrada da cidade

famosa igreja de Positano ao fundo

5 - praia Spiaggia Grande - a melhor parte da praia de Positano é paga, mas existe uma parte próxima ao porto que é de graça.

Spiaggia Grande
6 - praias de Arienzo e Laurito - De carro: assim que você passar o centro de Positano, continue em direção a Amalfi e após aproximadamente 1 quilômetro você vai ver o Hotel San Pietro, de onde partem as escadarias para Laurito. Já 800 metros depois, você encontra a escadaria para Arienzo.

Praias escondidas pela caminho

É possível estacionar no trecho retilíneo de estrada entre os dois pontos.

Praias Escondidas - acesso difícil, mas recompensador

7 - Limoncello - Tudo aquilo que dá para fazer com os limões da Costa Amalfitana você encontra na lojinha "Os sabores de Positano", na Via Mulini 6. Para as namoradas e esposas, belas sandálias estão à venda na famosa Safari sandali, na via della Tartana 2. Para levar para casa um autêntico modelito Positano, um endereço histórico é o laboratório de Maria Lampo, na via Pasitea 16.
Limoncello - paixão italiana. Balas, doces e bebidas são feitas da fruta. Aprecie sem moderação!!
8 - Praiano - Para chegar em Marina di Praia em Praiano existe uma bifurcação na Costeira logo antes de chegar no centro de Praiano (para quem vem de Vietri sul Mare). 


De carro: Pegue o desvio para Marina di Praia; você pode estacionar no trecho final da estrada ou no estacionamento particular que funciona durante o verão. 


9 - Fiordo (borgo) di Furore - Imperdível!! Na altura da ponte, sobre o Fiorde (no km 23 da costeira), começa a escadaria de 200 degraus que vai até a praia. Não é possível chegar de carro até o Fiorde, já que não existe um espaço físico para estacionar o carro nos arredores.

Furore di Fiori - vista sobre a ponte 
Furore di Fiori - vista sob a ponte 

Dependendo do trânsito, dá para parar rapidinho no fim de tarde, "colando" o carro na montanha e torcendo para não arrancarem o retrovisor do carro. Relaxe...muita gente faz....então vc pode fazer també.m...kkkk.
Mas fique tranquilo que se vc não parar de carro, esse lugar belíssimo é parada obrigatória no passeio de barco.

Pitstop estratégico no Fiori


10 - Grotta dello Smeraldo - gruta em Conca dei Marini.
Comparando com a gruta Azzurra em Capri, não dá nem para saída.  
Mas, em estando lá, porque não conhecer, certo?
Grotta dello Smeraldo - o verde da esmeralda é meio forçação de barra.... ;-)

11 - Amalfi/Atrani, uma ótima dica é o estacionamento - Amalfi Mobilita' S.R.L - park Amalfi - 3Euros/hora. Localização perfeita para vc parar com tranquilidade e poder circular a pé entre as duas cidades.


Praça Principal em Amalfi

Visita imperdível na "Catedral Sant`Andrea (2,5E) e o belo Duomo di Amalfi.

Duomo di Amalfi
Por dentro da Catedral
Por dentro dos jardins da Catedral

12 - Passeios em Amalfi: na parte oeste do Pier de Amalfi, corre a rua Lungomare dei Cavalieri, um caminho à beira mar com várias lojinhas de artesanato, onde também é possível comprar uma garrafa de limoncello, bebida típica da Costeira, ou saborear deliciosos gelatos.  
Dicas:
Sorvete/Gelato da Al Corso Gelateria Almafitana (centro de Amalfi).
Soda Amalfitana - refrigerante de limão.


Não deixe de fazer o caminho de cerca de 1km que liga Amalfi até Atrani (Piazza Umberto I), passando pelo caminho da Via Nuova Santa Maria delle Signore (só para pedestres).
Caminho a pé entre Amalfi e Atrani - estacionamento marcado no mapa.

13 - Praias Amalfi/Atrani - praia grande de Amalfi; praia de Atrani.
Atrani
14 - Ravello (atrações)

Ravello é um cidadezinha pra lá de charmosa. Chegar lá exige paciência, pois vc vai subir bem de carro
por estradas sinuosas e íngremes que, às vezes, só passam um carro por vez.
Mas o esforço compensa.
O local é agradabilíssimo e inspirador.
Passeie pelas atrações da região (vide fotos abaixo) e faça uma pausa na praça principal para relaxar e
fazer um bom "people watching".
Jardins da Villa Rufollo


Jardins da Villa Rufolo (Duomo Ravello, Piazza del Vescovado, 5Euros) com sua Torre Maggiore.


Chiostro Moresco (Claustro Mouro) e Villa Cimbrone (Via Santa Chiara 26, 7Euros). 

Praça principal de Ravello

Visite o Auditorium Niemeyer (sim o "nosso" Niemeyer).


Há um estacionamento grande lá no alto de Ravello, na entrada da cidade (3Euros /4h)
15 - praia de Castiglione em Ravello - É possível chegar na praia após percorrer a escadaria com seus 186 degraus que partem da estrada "Statale Amalfitana - Costiera", pouco antes da bifurcação para Ravello.

Castiglione - Ravello

Carro: estacionar perto das escadarias que levam até a praia é impossível.


A melhor coisa é estacionar o carro na cidadezinha de Atrani (no estacionamento já mencionado) e depois caminhar aproximadamente um quilômetro a pé.


Ou então estacionar o carro em um dos estacionamentos de Ravello e depois descer a trilha panorâmica de Ravello até Castiglione. Mas aí é para quem é bem "hard core" e curte uma trilha...haja preparo físico!! kkkk

Ravello from the top
16 - Minori - A praia de Minori possui mais ou menos 250 m e é de areia fina. No meio da praia existem três balneários pagos, enquanto as laterais são grátis.  A praia possui posição favorável ao sol, que dura o dia inteiro.


Se você vai curtir um dia de praia em Minori, não deixe de experimentar as especialidades da Pasticeria Salvatore De Riso, conhecida pelos doces mais famosos (sfogliatella Santa Rosa) da Costa Amalfitana e talvez de toda a Itália!

Minori
17 - Maiori - A praia de Maiori é bem longa e larga (930m x 40m). É uma das poucas praias com areia. A praia é praticamente toda ocupada por balneários pagos.  Existem apenas dois pedacinhos de praia grátis, também nas duas laterais da praia.



18 - Se der tempo, visite Erchie (antes de Cetara) e Vietri Sul Mare (famosa pelas suas cerâmicas)

19 - Comer uma boa "pasta" ou um bom "risoto" ou um bom "pescado" fresco italiano


Risoto

Pasta


20 - Curiosidade para meus amigos marinheiros: os Amalfitanos, inventores da rosa dos ventos, chamaram de "Tramontana" o frio vindo do Norte, exatamente porque ele parecia descer diretamente sobre os vales estreitos em direção à Amalfi.


Costiera Amalfitana - as good as it gets
Bom, pessoal, é isso!
Fiquem com algumas últimas fotos deste paraíso e até o próximo post.
Partiu Grécia (Zakynthos e Kefalonia) ;-)
Veja tudo sobre Zakynthos aqui (link Zakynthos)

































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!