sábado, 15 de fevereiro de 2014

ARUBA (post2) - O PAR PERFEITO PARA CURAÇAO

ARUBA - MERGULHANDO EM 3, 2, 1....

A imagem do paraíso
Se vc está lendo este post, provavelmente já leu meu post anterior sobre Curaçao, certo?

Divi- Divi tree - marca registrada da região
Se não leu, tudo bem! Vc encontra o link aqui: Curaçao. Acho legal começar a leitura por lá, porque explico alguns aspectos que valem para ambos os locais no post de Curacao (por onde comecei a viagem).

Dá para reclamar? Visual de Arashi Beach

Mas, se vc estiver muito ansioso em conhecer logo Aruba, sem problemas, pode ler este post e depois pular para o de Curaçao....até porque vou tentar ressaltar as pequenas diferenças ao longo do "caminho".

As divi trees têm múltipla utilidade
Embarque comigo em mais essa aventura!

Férias!!!!
Nossa amiga "Aruba" já pairava no meu imaginário desde o primeiro momento que visitei o Caribe (Bahamas, Punta Cana, Cancun). Mas, sinceramente, por total ignorância minha (sorry!!), jamais esperaria que esse país tivesse praias tão (ou mais!!) paradisíacas que as outras cidades mencionadas e ainda contasse com uma infraestrutura que agrada os turistas mais exigentes. Fiz uma comparação rápida entre elas no post de Curaçao.
Mergulhar é diversão certa!
Aruba, juntamente com Curaçao e San Maarten (paraíso dos ricaços), constitui o "Kingdom of the Netherlands". Trocando em miúdos, são países independentes..."pero no mucho". As famosas Antilhas Holandesas são na verdade um Império Holandês disfarçado. Sem me aprofundar muito nos dados históricos, econômicos e políticos, acredito, como turista, que é uma situação de "ganha-ganha" para todos. O povo nativo das ilhas ganha cidadania holandesa e garante emprego e boas condições de vida, principalmente graças ao turismo. E os holandeses mantêm o dinheiro circulando por meio de negócios diversos nesses convenientes paraísos de férias.

Corais - mananciais de vida marinha

Aruba, um pouco mais do que Curaçao, recebe turistas de todas as partes do mundo. Mas aqui, claramente, os yankees se fazem notar com mais frequência. Muito provavelmente atraídos pela boa infra. 


De uma maneira geral, assim como Curaçao, é um local para vc esquecer da vida e....
Curtir de montão as ótimas praias...eu falei ótimas?? 


Vou corrigir: fantásticas, maravilhosas!! Por que? Simples! 
As águas são claríssimas, limpas, belíssimas, com cores de azul/verde que deixam aquela sensação de paraíso nos nossos olhos e na nossa alma!! Exatamente como vc imaginou nos seus sonhos!

minha princesa se esbaldando
Para completar, as temperaturas são ideais: a do ar, os ventos alísios constantes dão um jeito de amenizar o sol inclemente e não deixam vc com aquela sensação sufocante de suor. E a da água? Pô...esqueça o gelo das praias de Arraial do Cabo! Em Aruba, as águas têm uma temperatura ideal para vc ficar o tempo que quiser, seja batendo papo, mergulhando (sem roupa de borracha) ou simplesmente....JIBOIANDO!!!

passeios de barco - atração à parte

Curiosidade: os ventos alísios, que sempre sopram na mesma direção nesta parte do globo, deixam as árvores da região com um formato muito curioso! Seus galhos e folhas acompanham o vento, fazendo-as debruçar sobre o mar azul turquesa como que agradecendo, em tom de respeito por aquele visual!!

fim de tarde - DIVI-DIVI
Estas árvores são chamadas localmente de DIVI-DIVI TREES. Não tive tempo de pesquisar a origem do nome, mas confesso que pouco importa. O que importa é que, por vezes, usamos suas sombras providenciais para curtir as praias em grande estilo.

sombra em paraíso

PLANEJANDO A VIAGEM

Amigos, Aruba é uma ilha. Como quase toda ilha que se preze, não é muito grande. Vc a percorre de ponta a ponta praticamente em 1h, 1h30.

baby beach
A parte da ilha voltada para o continente sul americano é onde tudo acontece, pois é onde estão os hotéis, o comércio principal, as melhores praias e o aeroporto.

O outro lado, voltado para o mar aberto (oceano), é mais selvagem, mais deserto, com pouquíssimas praias e muitas escarpas. Claro que também oferece atrações. Mas, são, em geral, voltadas para passeios desbravadores em ATV, hikings em regiões desérticas e aventuras similares.
Por que estou falando isso tudo?

papo animada
Para lhe dar uma noção de tempo para explorar a ilha. Se vc for daqueles que querem realmente esquecer da vida, uma semana talvez seja pouco. Porém, se vc for daqueles, como eu, que gosta de lugares assim para recarregar rapidamente as baterias e mover adiante, talvez uma semana seja o tempo máximo.

Adicionar legenda
Avalie! Quem sabe uma parada combinada em Miami (para alegria da mulherada e desespero dos marmanjos! rsrsr)? Felizmente, desta vez os homens do grupo escaparam ilesos!! rsrs. Mas, sempre considere com carinho a boa opção de "casar" com outra ilha próxima (Curaçao ou Bonaire). O preço da passagem é irrisório. São menos de 30min de viagem e vc, com certeza, sentirá a "mudança de clima, tornando sua viagem, com certeza, mais completa.


Por falar em clima, a época da viagem importa pouco. É verão quase o ano todo. Temperaturas variando de 22 a 30C. Quer melhor? Chove pouquíssimo!!! Não está satisfeito? Esqueça os furacões! Eles não pertencem a essa parte do Caribe! Que benção, né mesmo?!!

Pode isso?

A língua é a mesma de Curaçao: papiamento. Mistura de espanhol, português, holandês e sei mais o que. O fato é que vc se safa tranquilamente em qualquer língua e, é claro, no inglês....pode ser básico mesmo...se pegar, mande um portunhol...rsrs

jet ski madness - muito divertido
A moeda: florin arubiano. Cuidado! Não é o mesmo florin que o usado em Curaçao. Tá vendo como esta história de Reino Unido é confusa?!! rsrs. O fato é que aceitam U$ em qualquer lugar. Eu disse qualquer lugar!!! Dependendo do local, até lhe darão o troco em U$ no que tange à parte inteira e lhe darão em florins as moedas que correspondem aos centavos. O câmbio é bem uniforme em toda a ilha. Raros (acho que só restaurantes mais caros) são os locais que querem tirar uma "casquinha" de proveito no câmbio. Portanto, de modo geral, no stress, please!!

ONDE FICAR

Em termos de hotelaria, Aruba tem muito mais opções que Curaçao. 
Hotelões de praia e "big shot" resorts (all inclusive ou não) estão distribuídos principalmente em três áreas: high-rise area hotels, low-rise area hotels e a capital Oranjestad. Claro que você poderá encontrar hotéis fora dessas áreas, mas será algo mais raro e distante das praias (o que não chega a ser problema se vc estiver de carro, como sugiro!)

Em termos de hospedagem e serviços em geral, Aruba é uma cidade cara! Mais cara do que Curaçao. Acredito que seja principalmente pela presença maior de americanos nesta ilha.

Rodgers Beach
Obviamente, se vc quiser cacifar hotéis com os pés na areia (às vezes, queremos nos dar esse prazer!), opções não faltarão (vide booking.com, trip advisor etc.).

I LOVE Aruba - and you?
Na high rise area, que corresponde à praia mais famosa "Palm Beach", os hotéis são mais caros e mais sofisticados. Em termos de vantagens e desvantagens, podemos mal que comparar com uma hospedagem no RJ em Copacabana. Tire suas conclusões...tem gente que gosta!

Oranjestad - área dos grande navios de cruzeiro
Na low rise area, os hotéis são mais acanhados, um pouco mais antigos, mas quer saber? Com praias infinitamente melhores, a começar pela deliciosa Eagle Beach. Ficar num hotel perto desta praia é, sem dúvida, uma boa e mais barata opção.

panorâmica do extremo sul da ilha...mar bravio no lado leste
No bairro que contém a capital Oranjestad, é o local onde chegam os navios de cruzeiro. A única vantagem é a infra de comércio, shoppings e restaurantes ao redor. Bom local para quem não quer alugar carro. Ruim para o restante, pois é uma confusão só e até rola um trânsito básico. Pô, vc não viajou para aturar trânsito, certo?


Hum....I saved the best for last. Se vc quiser fazer um meio termo, sem perder em qualidade e economizando uma grana, vale a minha dica recente, mas cada vez mais válida: já pensou em alugar uma casa?  Existem ofertas de casas sensacionais em Aruba. Algumas em frente a alguma bela praia, com os pés na areia, outras não tão próximas da areia, mas ainda assim com infra de piscina, hidromassagem, appliances domésticos etc. Com um grupo então (meu caso!), alugar uma casa tem tudo a ver...melhor ainda!

hidro dos guerreiros!! rsrs
Uma casa proporciona uma "comportada zona" com amigos...todos num mesmo ambiente, com seus próprios quartos e banheiros, mas dividindo a cozinha e a sala pela manhã e à noite....quer diversão maior?!! Pense a respeito!

nossa casa de aluguel a poucos metros da praia
Hotel para que?
conforto com bons preços
Reservamos um casarão, com uma hostess holandesa extremamente simpática. Estávamos a poucos metros de excelentes praias, usufruindo o melhor dos mundos de Palm Beach e Eagle Beach, contando ainda com supermercados próximos, boa infra e o melhor: preços bem mais baratos do que qualquer hotel!! Minha corridinha de fim de tarde era um prazer só....

DESLOCAMENTOS

alugue a sua e faça a farra
Aqui, vale a mesma regra de Curaçao. Alugue um carro e rode a ilha. Não fique parado e nem dependa do escasso (e caro!!) transporte público da ilha. Os preços dos carros são similares (talvez, um pouquinho mais caros) ao aluguel nos EUA. 

acampamento de praia
Se vc quiser fazer os passeios mais "wilds" precisará de 4 x 4 ou vai ter que bookar um jipe para esta ocasião específica. Isso tem mais a ver com a parte leste (mar aberto) da ilha. Não fiz os passeios, mas pode ser uma boa opção também.

um bom nauta não foge às origens

O QUE FAZER  

Mergulhando em 3....2....1....go!!

Mergulhar é obrigatório!! Procure o seu spot, o seu casco soçobrado, os seus corais...e HAVE FUN!!!
Opções do que fazer não faltam!

Escolha seu barco de passeio
Farol ao norte da ilha
Passeios de barco (os mais variados tipos), aluguel de jetski; aulas/aluguel de kitesurf (dívida minha!!), windsurf; saídas para mergulho de snorkel, de garrafa, em destroços submarinos, em bancadas de corais...ufa!! E não para por aí: passeios de ATV, horse riding, hiking, biking e mais alguns ings para todos os gostos....é só procurar! Até joguinho de beach volley pode rolar.

Beach volley
paraíso do jetskis em Eagle Beach
Faça o que fizer, uma coisa é certa, não deixe de tirar dias para curtir as belíssimas praias, simplesmente sem fazer nada....lembre-se da palavra chave: JIBOIANDO...rsrsr.
Monte sua rotina mais ou menos assim: tome seu café caprichado no hotel/casa alugada, encha seu cooler de bebidas e snacks e pé na estrada.

paisagem desértica x praias lindas...dá para entender??!!
Alugue algumas cadeiras na praia (sim, infelizmente, isso é uma realidade chata que temos que aceitar!!), monte sua base, pegue sua máscara/snorkel e vá correndo aproveitar o mar. 
Diferentemente de Curaçao, em Aruba não tem praias pagas. Mas, o valor das cadeiras às vezes assustam: U$7/cadeira em algumas praias, se vc não estiver num hotel da orla.

Fábrica ao fundo destoando da paisagem em Rogers Beach...mas não dá para manchar a imagem, dá?

Melhores praias: 
Arashi Beach - parte norte da ilha, extremamente deserta, pouca infra. Visual lindo, de cinema.

Arashi Beach - deserta e linda!
Visual convidativo
Combinação de mar, tranquilidade e felicidade
Baby Beach - parte sul da ilha, oposto à Arashi. Águas muito calmas (daí o nome), simplesmente maravilhosa, com peixes mil perto a uma bancada de rochedos!! Infra é pouca também. Minha preferida! Nota 1000!!

peace and fun
Baby beach
Palm Beach - praia da "muvuca", me lembrou Copacabana pelos hotelões altos da orla, daí no nome "high-rise". Água boa também, mas com um aspecto um pouco leitoso por causa da grande quantidade de areia que fica em suspensão. Praia boa para quem gosta de muita infra e talvez de azaração.

Palm Beach deck
Praias alternativas, com boa infra e ótimos aluguéis de equipamentos náuticos diversos: Eagle Beach, Machego Beach e Druif Beach.

rodando pela ilha

Todas as praias alternativas são bem mais sossegadas do que Palm Beach, com menos muvuca, infra boa (vc pode filar numa boa os chuveiros de água doce dos hotéis da orla) e cadeiras não tão caras.

ê grupo divertido!
Dicas de restaurante (a maioria fica na região entre Palm Beach e Eagle Beach):

Zeerover: excelente surpresa. Ambiente rústico. Vc escolhe os frutos do mar do dia que quer comer pelo peso. A comida é feita na hora. Não espere luxo, mas a comida é ótima, os camarões grandes e deliciosos e os preços bem baratos! Vale muito a pena!!

rústico mas saboroso
camarões e filés de peixe
veja o produto antes de comer

Casa Tua Pizzas: Comida italiana, massas, pizzas e saladas. Arawak Garden, J.E. Irausquin Blvd. 370, Palm Beach. (preço bom!!!)

Gostoso: restaurante português no centro da cidade em Oranjestad. Ótima surpresa. Pratos generosos, preços razoáveis.
Jantar no português Gostoso
Senor Frogs: Rede americanizada de comida mexicana, sanduíches, drinks. J.E.Irausquin Blvd 348. (barato!!!)

Senor Frogs e cercanias
Hard Rock Café: Comida americana. Palm Beach 55. (preço normal!!)
Da Vinci’s: Comida italiana, pizzas. South Beach Center. (preço bom, depende do q vc pedir!!!)


Taste of Belgium e TGI Friday's : restaurantes diferentes com mesmo estilo: sanduíches, saladas, sopas, carnes, drinks. Paseo Herencia Mall. (preço bom, depende do q vc pedir!!!)


Gianni’s: Comida italiana. J.E. Irasquin Blvd 348, Palm Beach, Aruba. (pratos caros)
La Creperie: Crepes doces e salgados. Snack rápido. Paseo Herencia Mall. (barato!!!).
E é claro, as redes de fast food: Pizza Hut, Mac Donalds, Burger King, Taco Bell, Subway e KFC que estão espalhadas pela ilha.

Veja aqui outras dicas: onde comer em Aruba

Existem grandes supermercados na própria estrada que liga Eagle Beach a Oranjestad (A1): Super Food (L. G. Smith Blvd. 156), Kong Hing (L. G. Smith Blvd. 152) e o Ling&Sons (Schotlandstraat 41). Ótima pedida para vc comprar itens para o café, para o lanche noturno e, principalmente, para os snacks e bebidas para levar para praia. 
Ainda existem pequenos mercados na própria Palm Beach, caso você não queira ir muito longe.

happy family
É isso pessoal!
Viajar sem a filhota não é a mesma coisa!

Lá se foi mais um post...mais uma aventura....espero que as informações tenham sido úteis.
Até a próxima!!
Fiquem com essas últimas fotos!







águas termais















4 comentários:

  1. Olá, quero muito conhecer Aruba e Curaçao, ainda mais agora depois que li seus relatos. Se puder, gostaria de saber por onde (site) você locou as casas tanto em Aruba quanto em Curaçao, pois iremos em grupo e nada melhor que ficarmos juntos no mesmo ambiente. Obrigada pelas postagens e dicas maravilhosas! Ansiosa para viajar para o Caribe!!! Ingrid

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ingrid.
      Obrigado por visitar o blog e pelos elogios.
      Os dois sites que recomendo para aluguel de casas para grupos são: trip advisor e airbnb.
      No meu caso, desta vez, as duas reservas ( Curaçao e Aruba) foram feitas no trip advisor.
      Minha dica: analise bem os comentários de quem já foi, a forma de pgto e o preço que se encaixe no seu orçamento, é claro.
      Em Curaçao, recomendo muito o local que fiquei (link abaixo):
      http://www.tripadvisor.com/VacationRentalReview-g147277-d2014631-Curacao_Luxury_Villa_Papilon-Curacao.html

      Em Aruba recomendaria tb, mas a proprietária estava vendendo a casa.
      Boa sorte e boa viagem.
      Leo

      Excluir
    2. Muito bacana. Que lugar maravilhoso. parabéns elo blog. se tiver um tempinho, depois passa lá no D&D MUndo Afora para conhecer. dedmundoafora.blogspot.com

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário!