sábado, 2 de novembro de 2013

ROMA - QUEM TEM BOCA VAI A ROMA E DE LÁ NÃO VAI QUERER VOLTAR!!

ROMA - CIDADE ETERNA, HISTÓRIA MILENAR EM CLIMA ROMÂNTICO

Quem tem boca vai a Roma!!
Andar pelas ruas de Roma é como percorrer diversos momentos da história num clima deliciosamente romântico que o deixará totalmente extasiado.
família feliz - Arco de Constantino

Roma é, sem dúvida alguma, a concretização prazerosa de várias imagens e emoções que ao longo de anos vamos formando na nossa mente.


Romulo e Remo

O filme "Gladiador" ou a série de TV "Spartacus" (sou fã de ambos!) vêm à sua mente?

Gladiadores 
Pois bem, lá está o Coliseu para lembrar que tudo aquilo foi verdade.

Trastevere
Pastas Italianas - original (Trastevere)

Ave Cesar
A gastronomia italiana inebria o seu paladar e seus demais sentidos?
Pois bem, lá estão restaurantes e trattorias que vão deixar vc maravilhado e com vontade de comer todos os pratos da "Nonna"!
Gelato e mais gelatos

E os gelatos? Huumm....saborosos demais!
E as "pizzas ao taglio" vendidas a peso? Tem fast food melhor quando vc passa o dia todo andando e precisa repor carboidratos?
Pizza al taglio
Faça a festa então!!!

Haja caloria!
E o jeitão dos italianos, "narigudos"e "magrelos" (em sua grande maioria), falando com as mãos, apertando os dedos e geralmente em voz alta. Este cenário faz parte do seu imaginário?

Vaticano
Pois bem, eles estão todos lá. Desse jeito mesmo que vc imagina. Mas, são bem mais "gente boa" ao vivo. Às vezes, até engraçados de tanto gesticularem. "Má que"!! Vá bene!! ;-)

Moises - Igreja San Pietro in Vincoli - obra fantástica de Michelangelo
E o que falar das esbeltas "ragazzas" (donzelas) italianas? A elegância nas vestimentas está presente em todos os cantos. Fica claro porque os italianos ditam o tom da moda no mundo todo. Armani, Versace etc. "Do these fashion icons ring a bell"?

Piazza Navona
Prédios modernos? Nem pensar. Roma é lugar de casas simples. Velhas, bem velhas, quase favelas... porém, paradoxalmente, charmosas. E roupas...muitas roupas penduradas preguiçosamente nas janelas das vilas e ruelas que formam verdadeiros labirintos por onde se perder é quase que uma obrigação.
Lindas Piazzas - romance no ar

Isso sem falar nas lindas praças, fontes, ruínas e monumentos milenares que vc tanto viu em filmes, fotos, postais etc. Essas imagens marcaram meus estudos escolares de história, de sociologia, de história da arte, literatura e de ciências humanas em geral. Aposto que marcaram os seus estudos também, certo?
Coliseu

As igrejas? Cada uma mais bela e suntuosa do que a outra. O berço do Catolicismo mostra sua força em cada cantinho da cidade. O Vaticano, menor país do mundo, é um capítulo a parte. Lindo, tocante, histórico!
Apóstolos - Basílica San Giovanni in Laterano
Visitei tantas igrejas que ao final da viagem minha filha perguntou se eu tinha virado "coroinha"...rsrsrsrs
Monumento Vittorio Emmanuele - "Bolo de Noiva"

Pois bem, Roma é tudo isso e mais um pouco! Uma verdadeira galeria de arte a céu aberto.
Uma arquitetura única, clássica que influenciou, e ainda influencia, o mundo contemporâneo.

Curtindo com a filhota!
Difícil não se apaixonar pelo clima da cidade!
Simplesmente BELÍSSIMA!!!!

Portanto, meus amigos, preparem o corpo para as andanças e, acima de tudo, a alma para o encontro com esta CIDADE ETERNA que, tenho certeza, ficará gravada em suas mentes e corações! 

Castelo San Angelo

DIVERTITI!

Coliseu e Arco com Foro Romano ao fundo

PLANEJANDO A VIAGEM

Piazza Del Campidoglio
Todos os caminhos levam a Roma...
Quem tem boca, vai a Roma....
Vc já ouviu essas expressões, né mesmo? Claro!!!

Troca da Guarda
Coluna da Vitória
Refueling
Chegar em Roma é de fato muito fácil.  Seja de avião ou de trem, as opções são variadas. De avião, existem vôos diretos do Brasil (Alitalia), a partir das principais capitais, além das opções de vôos internacionais que fazem conexões em outras "hubs" da Europa.

Foro Romano
Foro Romano - nice stroll
Chegar de trem também é uma boa opção. Aliás, juntar a visita à Roma, com pitstops em Milão, Florença, Veneza, Pisa etc. é quase um "must do" para todo viajante que gosta de curtir lindas cidades, galerias e monumentos históricos.
Vista do topo do monumento Vittorio Emanuel

A estação "Roma Termini" fica bem localizada, relativamente perto de tudo que se tem para conhecer em Roma. De lá, vc pode pegar metrô, ônibus ou mesmo sair andando (minha escolha quase sempre!) e começar a respirar os ares romanos.



Mas, vá com calma! Aqui vale uma observação para os mais "céticos".
Não se espantem com a sujeira/precariedade do aeroporto ou da estação principal de trem de Roma.

Phanteon
Comparados com outras cidades da Europa, ambos são extremamente mal cuidados, maltratados mesmo e com um pessoal bem suspeito orbitando os turistas. Portanto, todo cuidado é pouco! Principalmente com os "pickpockets".

Dentro do Pantheon
Nas vezes que fui à Roma, fui alvo de tentativas de assalto nestas duas localidades (aeroporto/estação de trem). Estava atento e, por sorte, me safei de ambas, mas conheço vários amigos que não tiveram a mesma sorte.
Fontana di Trevi...no clima....
A dica portanto é já ter seu planejamento traçado quando chegar nesse locais, ou seja, já saber qual seu próximo passo (pegar um transfer/táxi para o hotel ou um ônibus/metrô que vc já sabe o número, ou sair andando rápido seguindo seu itinerário mapeado etc. ) e não ficar "de bobeira" ou perguntando a esmo. Ou seja, evite usar a "boca"...pelo menos, nesse momento inicial....rsrsrs
Netuno
Curtindo as praças
Sinistro

A escolha da época da viagem é um fator importante a considerar, mas meio óbvio. Durante o verão, vc vai sofrer um pouco com o calor, a cidade fica bem mais cheia/confusa, mas, em compensação, vc vai ter dias mais longos e vai se sentir um pouco mais romano, tomando vinho ao ar livre ou água Pellegrino nas diversas praças da bela cidade. No inverno, a cidade fica meio triste, fria...mas os pontos turísticos podem ficar incrivelmente vazios.
Vai um banho aí?

O ideal é viajar na baixa temporada seja no outono ou na primavera, mas nem sempre o trabalho permite, certo? Moral: Seja quando for, trate de aproveitar!!

Tá perdido? Pegue um mapa no museu do Vaticano. Muito show!
Se Roma faz parte de um itinerário maior na Itália, use e abuse da excelente rede de trens.

Mas, para ficar mais tranquilo e com um pouco de conforto, cacife a primeira classe. Não é tão mais caro e vale muito a pena, vai por mim! Florença, Veneza, Pisa, Milão, Nápoles merecem uma visita e serão objetos de outros posts. Seria um pecado não dedicar um post separado a estas cidades.

Piazza del Poppolo (do povo)
Toscana e Costa Amalfitana merecem passeios só para elas também. E aí a estratégia muda. O carro pode passar a ser mais interessante....

COMO SE DESLOCAR

Carro? Nem pensar! O trânsito caótico, numa cidade praticamente tombada, sem muitas opções de rodovias, torna essa opção altamente não recomendável.

Happy family na Basílica de São Pedro
Metrô? Hummm...à exceção do Vaticano, o metrô não chega nos principais pontos turísticos da cidade e vc ainda viaja por debaixo da terra, sem ver as belezas que estão em cima....

Lindas Pontes
O que resta? O bom e velho ônibus e a "sola de seu confortável tênis".
Com um bom guia e um bom aplicativo no seu celular (uso o excelente MTRIP), vc roda tudo a pé ou de ônibus, com extrema tranquilidade. Já tendo as atrações turísticas marcadas no aplicativo, fica ainda mais fácil, pois ele monta rotas mais rápidas, indicando pontos estratégicos para paradas gastronômicas e até fontes de água ao ar livre (informação vital no verão).

Gladiadora!!
Outras dicas importantes são:
1 - não dê uma de "esperto" e tente dar o calote na sua passagem de "busum". Vc pode se dar muito mal!! Vi acontecendo de montão com vários "espertos".
2 - cuidado nos deslocamentos noturnos a pé. Evite locais desertos, ruas escuras....ou seja, aplique os conceitos que vc aplica na grandes cidades do Brasil que tudo correrá bem!

Bebendo a fonte da juventude...
Até o Jack Sparrow está na área

 

 

 

ONDE FICAR

Dentro das Igrejas
Imperadores Romanos

Aqui, talvez seja o ponto mais polêmico.
Obviamente, a região perto da estação central de trem é mais barata e mais prática, porque a estação é "irrigada" com uma variedade grande de meios de transporte (metrô/ônibus), o que pode facilitar o deslocamento pela cidade e de chegada/saída de Roma.

Basílica de São Pedro (interior)
Trastevere
O downside dessa escolha é que a área não é, digamos assim, tão romana. Não chega a ser perigoso, mas também existe aquele "climão" meio suspeito durante à noite, de Central do Brasil, sacou? Apesar de vc também conseguir garimpar alguns bons hotéis pelo booking nessa área, alguns bons restaurantes aqui e ali, boas padarias para um bom café da manhã etc. definitivamente glamour italiano/romano não é o forte dos arredores da Termini.
Igreja Trinidad del Monti

A região do Vaticano é também barata e menos suspeita, mas é longe dos principais pontos.
Qual minha preferência? Sem dúvidas, a região de Trastevere. Fora do clímax de preços altos dos arredores das piazzas famosas, mas, ao mesmo tempo, relativamente perto ("walking distance") dos principais pontos. E mais importante, o clima do bairro é ótimo. Ruelas com surpresas gastronômicas em cada esquina fazendo vc se sentir como um local. Para completar, o preço também é bem aceitável.
Embaixada do Brasil

A única desvantagem é ser um pouquinho fora de mão na chegada e na saída, mas nada que um bom transfer não resolva.
Pantheon ao fundo 

Então, aí vai meu conselho:
low budget--> Cercanias de Roma Termini (estação de trem)
medium budget --> Cercanias de Trastevere
high budget--> Cercanias da Piazza Navona, Fontana di Trevi...será que vale?

O QUE FAZER

Essa parte do post, vou deixar para as fotos falarem por si só.
Mas, vc já conhece de fama a maioria dos lugares.
Museu do Vaticano
Se não conhece, veja o filme do Woody Allen "Para Roma com Amor" para se empolgar um pouco mais.


Ir a Roma, sem ir ao Vaticano não faz sentido. A Basílica de São Pedro e o museu do Vaticano são obrigatórios! No Museu, a dica é começar pelo fim, ou seja, Capela Cistina e depois ir voltando.
Compre pela Internet, com antecedência! Vc vai economizar muito tempo de fila.

Piazza di Spagna
Vc tem que ir ao Coliseu, passear pelo Arco de Constantino, pelo Foro Romano, via Ápia, jogar sua moedinha na Fontana di Trevi, desfrutar das belas Piazzas (Navonna, del Poppolo, de Spagna, del Campidoglio), do Pantheon, do Castelo de San Angelo, das diversas Basílicas/Igrejas (Santa Maria in Aracoeli, San Pietro in Vincoli, Santa Maria del Poppolo, Santa Cecilie in Trastevere, Santa Maria Maggiore, San Giovanni in Laterano etc.), visitar os museus do Capitolino (com obras de Michelangelo, Rafael dentre outros gênios da arte), o bolo de noiva (Vittorio Emanuele), a rua fashion (via del Corso); a escadaria disputada da chiesa (igreja) Trinidad del Monte...se "embasbacar" com os monumentos, com os templos...cada um mais belo do que outro.
Via del Corso - fashion

Ah.....O "Roma Pass" vale muito a pena! Novamente, vai te economizar tempo (grana nem tanto) ao permitir entrar no Coliseu direto e ainda dará direito a uma entrada de museu do Capitolino.
Climas das piazzas - Trastevere

Prefiro não mencionar nenhum restaurante/trattoria em especial. Afinal, cada pessoa tem seu gosto. Mas, os restaurantes situados em Trastevere não tem como errar! Vc come bem na maioria deles, são relativamente baratos e vc ainda foge um pouco da horda confusa de turistas....
Escadaria da Piazza del Campidoglio

Impossível resistir também às gelaterias e os mini-restaurantes vendendo pizza aos pedaços (ao taglio) e a peso. Bom demais!! Esqueçam o regime...vc vai compensar, andando muuuuuuuuiiiito pela cidade eterna!!!
Igreja San Giovanni in Laterano

Enfim, meus amigos, percam-se em Roma.Vcs não irão se arrepender!


Aos Leões!!!


Museu Capitolino
Curtindo os museus Capitolinos

Cardeais


Missa
Até monges pintam em Roma





Suntuosidade


Pedro
Piazza del Poppolo


Belíssima!!!



Fontana a noite - point!!


"Bolo de Noiva" a noite
Fuja da fila comprando pela Internet
Papa Xará
Sala dos mapas (muito legal)  - museu do Vaticano
Cada cúpula de igreja mais bela do que a outra

João de Deus

Capela Sistina

Capela Sistina - criação de Adão

Museu do Vaticano
guarda Suíca - Vaticano

Escadaria estilosa do Museu do Vaticano
Pietá
A benção


Basílica San Pietro



Julius Cesar
Ragazza romana





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!