quarta-feira, 1 de maio de 2013

Jericoacara e Fortaleza (Jeri e Fortal, para os íntimos)

"JERI" (só para os íntimos...rsrs) com uma pitada de Fortaleza

Jeri ao fundo
Chegou a hora de mostrar nesse Blog porque o rubro-negro Jorge Ben Jor foi tão feliz quando compôs a música: 
"Moro... num país tropical...abençoado por Deus... e bonito por natureza...mas que beleza!!"

Abençoada por Deus...e bonita por natureza
Nosso país tem muitos lugares belíssimos que não deixam nada a desejar para qualquer paisagem encontrada muito afora. Florestas, serras, chapadas, rios, lagoas, praias....muitas praias!!! Isso tudo tem de sobra no Brasil!

Dunas...muita Dunas...em Jeri
Pelos outros posts, vcs já devem ter percebido que, como bom carioca, sou chegado a um local próximo ao mar. Então, nada mais justo do que começar a seção "Brasilis" do blog por um local paradisíaco que mora no meu coração. Esse lugar é JERICOACARA, ou simplesmente JERI, como o povo de lá costuma carinhosamente chamar aquele pedaço de paraíso.

Paraíso
Em meados do fim da década de 80, ainda adolescente, tive a oportunidade de descobrir Jeri pela primeira vez. Tesão a primeira vista. Um paraíso "virgem"! Daqueles que o nosso imaginário costuma idealizar nos sonhos de viagem! Praias com águas quentes e claras...típicas do nosso Nordeste! Um local realmente lindo onde a geografia graciosamente permite que tanto o nascer do sol quanto o por do sol ocorram no horizonte do mar....quer melhor?

Tranquilidade
O vilarejo de Jijoca de Jericoacara ainda oferece dunas branquinhas...muitas dunas, debruçadas sobre as praias e com areia espalhada caprichosamente pelo vento. Para completar esse visual, de dia, bate um ventinho constante, amenizando o calor escaldante. De noite, o vento transforma-se em brisa, "soprando" para a terra os pescadores que voltam do mar, com barcos carregados de peixes, depois de mais um dia de trabalho (??!!!).  

Contemplação em Jeri
Naquela época, ir a Jeri era quase uma aventura proibida. Programa de mochileiro mesmo! Chegar até lá era quase um rally no meio do mato, dos manguezais e de muita terra e lama! Até carona em lombo de burro era necessário....rsrsrs. Os hotéis eram quartos (??!!) nas casas de pescadores. Luz elétrica? Nem pensar! Lampiões a querosene e olhe lá! Mas, essa falta de conforto fazia parte da paisagem, da aventura....e da idade...rsrsrs!!!

Escalada para Pedra Furada - Jeri
Mas Jeri é o tipo de lugar que se vc vai uma vez, mais cedo ou mais tarde, vai querer voltar. Comigo não foi diferente! A permanência daquela imagem de uma coisa legal que teimava em ficar na cabeça fez com que prometesse a mim mesmo que voltaria...trazendo a família!
O tempo passou...e passou...até mais do que eu gostaria... mas, em 2009, finalmente, cumpri a promessa. 
Paisagens em forma de Oásis....
Voltei não só com mulher e filha, como ainda trouxe filhos de grandes amigos e minha sobrinha querida! Uma verdadeira "galera", uma criançada deliciosa, cheia de energia e bom humor, que dá uma "pitada" ainda mais especial de diversão em qualquer viagem.

Claro que, para a viagem não ficar tão "selvagem', fizemos um providencial "pitstop" na "civilização", em Fortaleza.

Passeio de fim de tarde - Jeri
Bem, aqui cabe um breve "parêntesis" e desabafo pessoal.  Curto muito conhecer outras culturas, viajando para o exterior, principalmente, levando minha filha para que ela amadureça, descubra novas sociedades e assimile novas formas de ver/levar a vida. Meu pai fez isso comigo, criando em mim uma espécie de curiosidade por viagens e me tornou "um apaixonado" pelo mundo. Logo, transferir esse prazer para minha princesa e sentir que ela curte cada momento é um motivo especial de muito orgulho!
Mas, deixo claro que isso não significa que só curto coisas de fora e não aprecio a nossa própria cultura. Muito pelo contrário!

Para quem gosta de praias desertas.....
Ainda mais em se tratando do nosso enorme país, onde temos vários "Brasis" dentro do próprio Brasil.
Então, nesse sentido, fazer as crianças conhecerem outras cidades/regiões brasileiras foi e é, para mim, uma grande satisfação que (penso eu) devia ser sempre seguida por pais, tios, padrinhos etc. 
Quanto mais conhecermos nosso país, acho que mais estaremos aptos a contextualizá-lo e compará-lo com outros, certo? As crianças serão mais críticas para valorizar o que temos de bom e, potencialmente, poderão desejar mudar o que temos de ruim, né não? Meio utópico, eu sei....mas gestos simples como esse compõem algo de suma importância: educação! Deixa eu fechar logo esses parêntesis, porque já descambou para filosofia...e ficou sério demais....rsrsr

Enfim, ir ao Nordeste, com essa criançada e, em especial, à Fortaleza e Jeri, foi muito especial também por isso...educar com diversão. Ou seria ao contrário? rsrs...sei lá...o fato é que Jeri e Fortal valem muito a visita!

Dito isso, vamos às dicas dessas belezas brazucas.

PLANEJANDO A VIAGEM

Infelizmente, um dos grandes problemas do nosso país reside no fato que as estradas não ajudam. Por isso, apesar das cidades turísticas serem relativamente perto uma das outras, considero bem complicado fazer um longo deslocamento de carro entre elas. Dá para fazer? Dá!

Mas, para evitar o aluguel de carro caro ( mais caro do que no exterior!!) e a dor de cabeça em viagens pelas combalidas rodovias do Brasil (é uma pena, mas é verdade!!), prefiro ir direto para a cidade que quero visitar e de lá fazer deslocamentos curtos de, no máximo, 4 horas de afastamento.
Paisagem de cinema....
Neste contexto, para ir a Jeri, oficialmente conhecida como Jijoca de Jericoacara, a "base" perfeita é a  cidade de Fortaleza, que recebe vôos de todas as capitais do país e também do exterior. 

É meio óbvio, mas não custa relembrar que nestas cidades nordestinas o clima é o tropical semi-árido. Portanto, o sol é muito forte por quase 300 dias no ano. Portanto, não se deixe enganar pelo vento que costuma refrescar um pouco a temperatura e por uma ou outra pancada meteórica de chuva! Capriche no protetor solar, porque vc vai precisar! Março e Abril são os (cada vez mais) raros meses de chuvas((??!!).

COMO CHEGAR

Chegar em Fortaleza é extremamente simples.  Por estar logo abaixo da linha do Equador, "Fortal" é considerada a rota mais curta para a Europa e os EUA. A cidade é portanto "hub" de vários vôos, internos e externos. Portanto, opções de vôos em diferentes horários não faltarão!
Vc enjoaria?
Entretanto, para chegar em Jeri, o "buraco" é mais embaixo! A cidade encontra-se a cerca de 300km de Fortaleza. Uma boa opção é alugar um carro 4x4, que lhe permitirá ir direto de qualquer ponto de Fortaleza até Jericoacoara. A tração 4x4 é necessária já que Jeri encontra-se dentro de um Parque Nacional que não possui via de acesso com asfalto. Então, prepare-se para curtir cerca de 30km desses 300km em off road. Nem pensar em ir de carro convencional.Vc vai atolar fácil! A melhor rota é sair de Fortaleza pela BR 222 (96 km aprox.) até a cidade de Umirim, depois seguir pela CE 354 (107 km aprox.) passando pelas cidades de Itapipoca e Amontada. Por fim, vire à direita na CE-178 (85 km aprox.) e siga as placas até Jeri.

Vai se arriscar sem 4x4? sure?
Se vc não quiser ficar nem uns poucos dias em Fortaleza, poderá usar locadoras de carros do próprio aeroporto. Caso contrário, poderá alugar a partir do hotel. Mas, não espere o aluguel baratinho das cidades dos EUA e da Europa. Alugar carro no Brasil é caro! Carro 4 x4 é mais caro ainda!!


opção - busão
Parada na opção busão - programa cultural

Uma segunda opção é pegar um transfer de ônibus expresso até Jeri e dali seguir de jardineira para Jijoca, o point de praia. Essa opção é mais barata (cerca de R$60), mais demorada (cerca de 5h30 contra 4h30 de carro), mas, quando vc está cheio de crianças no seu grupo que estão ávidas a conhecer a realidade dura dos trabalhadores nordestinos (bóias-frias) é, sem dúvida, a opção mais "cultural" e divertida. Info sobre essa opção neste link: transfer


Rapadura!!!












Doce e saboroso!

Informe-se também no seu hotel, porque certamente haverá outras opções customizadas (e geralmente mais caras!!) a considerar.

ONDE FICAR

Opções de hospedagem não faltam em Fortaleza.

Em Fortal, a zona hoteleira mais tradicional é a orla da praia, na Av.Beira Mar, espécie de Av. Atlântida da cidade. Existem dezenas de ótimos e caros hotéis nesta área, cuja vantagem principal é a proximidade do agito noturno da feirinha, dos bares de turista da orla, das casas de shows/forró etc. Acho que essa área faz mais o estilo do turista tradicional, ou seja, aquele que no RJ não hesitaria em ficar em Copacabana, por ser a praia mais conhecida. Não vejo qualquer problema nisso, mas não faz muito meu estilo.
Folclore Cearense já começa no aeroporto
Assim, querendo algo mais alternativo e uma praia mais limpa em Fortaleza, a dica é a hospedagem na região da praia do Futuro. O bairro que cerca esta praia é de ocupação mais recente. A praia é muito mais tranquila e os bares/restaurantes da orla também são bem agradáveis principalmente para degustar aquele prato típico regado a cerveja. Sim, a praia do futuro fica um pouco mais afastada (10km do Centro) e vc vai gastar um pouco mais com deslocamentos, mas é o preço que se paga por este diferencial de qualidade de praia.

Hotel Vila Galé - raro dia nublado, mas mesmo assim, o sol aparece rachando!!
Uma  ótima opção por aqui é o Hotel Vila Galé, onde fiquei. É um hotel de boa qualidade e não muito caro.

Em Jeri, foi-se o tempo das pousadas em casas de pescadores. Tirando a estrada principal, que ainda é de terra batida, a cidade cresceu (e muito!!) em 20 anos. Mas, o mais legal é que o crescimento não fez Jeri perder o charme e o seu estilo aventuresco e paradisíaco!

Dá para não curtir esse mar?
Jeri agora oferece opções bem mais sofisticadas e atraentes, tanto em hospedagem como em bares/restaurantes e opções de lazer/turismo.

ótimo custo-benefício
Em termos de hospedagem, sem pestanejar, minha sugestão fica por conta do excelente hotel Mosquito Blue, de ótimo custo-benefício, com café da manhã bem servido na areia e na beira do mar, com uma piscina altamente relaxante e com um climão meio mediterrâneo/grego em pleno Nordestão.

paisagem mediterrânea
relaxante
spa perfeito
visão do paraíso
Café com pés na areia
Piscinão no Mosquito Blue
Claro que se vc buscar opções baratas, não faltarão ambientes rústicos ainda existentes nessa área. Mas, pelo menos para mim, estes tempos ficaram um pouco para trás....rsrsrsr.....

DESLOCAMENTOS

Nesta viagem, optei por não alugar carro. É verdade! Coisa rara para o meu comodismo atual, mas, como eu sabia que o hotel em Fortal oferecia boa infra de suporte para transportes, principalmente taxi e transfers, preferi seguir o instinto e fazer um planejamento mais flexível...estilo Zeca Pagodinho: "deixa a vida me levar"....rsrsrs

Areias coloridas nas falésias - aula de geografia em Morro Branco
Andar de táxi, aliás, é bem barato e, como já tinha ido a Fortaleza algumas vezes a trabalho, conhecia as principais referências para não ser enganado (triste realidade no Brasil!!).

Dunas e mais Dunas - se esse buggy falasse...rsrsr

Em Jeri, não há muito o que se deslocar. Faz-se tudo a pé, andando de chinelo, de preferência!! Os únicos deslocamentos por aqui são aqueles que vc fará como parte de seus passeios turísticos, de buggy, de preferência!!

O QUE FAZER

Em Fortaleza:

a) Passear pela Av. Beira-Mar - curtir a feirinha de artesanato local. São várias barracas que se concentram no calçadão, na esquina da avenida Desembargador Moreira, na praia do Meireles. Funciona todos os dias, a partir das 17h. Bom para comprar lembrancinhas e experimentar aquela tapioca e os sorvetes da região.

Criança precoce??!! rsrsr...Explorando o artesanato local....
b) visitar o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura da Ponte dos Ingleses, também conhecida como Ponte Metálica. A Ponte é na verdade um pier que se estende sobre o mar. O "Dragão" fica no final do calçadão da praia em Iracema. Oferece mostras permanentes, exposições, cafés e teatro. À noite, o local ferve com os bares lotados!!

Dragão - kids curtindo instrumentos musicais
Ponte Metálica
Outras opções de passeio cultural são o Mercado Central, rico em artigos artesanais da região, e o famoso Theatro José de Alencar.

c) Curtir as praias de Fortal - minha recomendação pela limpeza e pela estrutura é a praia do Futuro. As gigantescas barracas/quiosques de praia oferecem estrutura de restaurante e dão direito a shows de música. Às quintas, rola as famosas caranguejadas. Os "bichanos" são abatidos a marteladas e degustados com cerveja gelada e muita música!! Prepare-se para desenferrujar o seu forró!! rsrsrs....
Praia do Futuro
Praia do Futuro
Bar na praia do Futuro - boa infra
A praia do porto da Dunas (30km do Centro), próximo ao Beach Park, também é bem interessante, mas é mais afastada. A praia de Iracema é a Copacabana do local, com todos os prós e cons inerentes...got it?? rsrsr. O nome da praia é uma homenagem a "virgem dos lábios de mel", musa do famoso romance de José Alencar, o escritor, não o vice-presidente falecido, como uma criança do meu grupo teimava em acreditar....rsrsrsrs
Vai um mergulho aí?
Cumbuco também é uma praia famosa, dos passeios de jangada, escuna, kitesurf, windsurf e é salpicada de coqueiros e dunas ótimas para um bom esquibunda.

d) Beach Park - parque aquático com um dos maiores toboáguas que eu já vi. Uma ótima opção para curtir o dia com as crianças. O parque não deixa nada a desejar aos seus "primos" norte-americanos. Muito bem organizado e estruturado.
Beach Park
volley no beach park para relaxar
cachoeira - beach park








Gorilas e macaquinhas..rsrs


e) curtir a gastronomia cearense - escolha um dos vários restaurantes para experimentar um baião de dois (arroz e feijão verde cozidos juntos). Coma um bom peixe assado com pirão num dos bares da praia do Futuro. Se esbalde com caranguejos, lagostas e camarões de todos os tipos e gostos e a preços de frango.....rsrsr...e não esqueça da tradicional carne de sol acompanhada de uma boa macaxeira (aipim) frita! Hummm....já estou com água na boca só de lembrar!!! Um restaurante que eu recomendo para comidas tradicionais é o "Colher de Pau" no bairro da Varjota. Este bairro também conta com outras boas opções gastronômicas.

Nem a chuva incomoda!!
f) Ir a uma casa de shows de piadas - afinal vc está no Ceará, estado que produziu vários ótimos comediantes brasileiros (Chico Anísio, Renato Aragão etc.). As crianças adoraram! Veja a programação na época da sua visita e os comediantes que estiverem na moda. Ao final do show, geralmente, a turistada se acaba no forró....rsrsrsr. Por falar em forró, segundas é dia internacional deste tipo de música no famoso Bar do Pirata...bombava antigamente!! 

Rosicléia...comediante do momento da visita
g) Visitar Morro-Branco - a 85km de Fortal. Bate-volta de um dia bem agradável. Passeio pelo labirinto das falésias naturais e areias coloridas (lembra daquelas garrafinhas??!! rsrsr), com direito a paisagens belíssimas, de tirar o fôlego, muito vento no rosto em passeios de buggy alugados no seu hotel e  um ótimo mergulho nas águas calmas e doces da Praia das Fontes ao fim do passeio, quer melhor??!!!!
Canoa-Quebrada (160km) é bem mais longe.... fica na Costa Leste de Fortal....infelizmente, perdeu para Jeri (Costa Oeste)....então, vai ficar para próxima...que bom!!! É ótimo ter um motivo para voltar!!!!rsrsrs.

Falésias de Morro Branco
Artesanato local - garrafinhas de areia colorida

Em Jeri:
Buggy na jangada - travessias necessárias!!
Uma piscina para chamar de sua - Jeri - Lagoa
a) visitar as lagoas de Jeri - as lagoas são as melhores "praias" de Jeri. A principal é Jijoca, dividida em duas partes: Lagoa Azul, mais rudimentar e com barracas mais simples; e Lagoa do Paraíso, com restaurantes que oferecem redes e espreguiçadeiras. Vc chega às lagoas por meio de buggys alugados. O passeio em si, cortando manguezais à beira d´aguá já vale muito! As lagoas ficam a cerca de meia-hora de Jeri.

Vai um mergulho?


Lagoa Azul
b) curtir o por do sol na "duna do por do sol" - 30 metros de beleza e areia branca que do topo permite, todos os dias, um visual que vc jamais vai esquecer. Por do sol assim só vi em Santorini e mesmo assim por lá não tinha areia não!! O legal é que durante o por do sol parece que a duna vai mudando de cores, do amarelo para o laranja e para o rosado...visual incrível!! Para completar, vc ainda pode descer de esquibunda ao fim da aventura!!! rsrsrs.... 

por de sol e anoitecer em Jeri
Passeando em Jijoca - ruas de areia e muita praia
c) curtir os bares e restaurantes transados à moda nativa, de pés descalços, ao som de uma boa música, vendo o céu estrelado (pela falta de iluminação pública) e, se vc se animar, partir para o forró pé-de-serra ou o reggae, ritmos que dominam a região...rsrsr...só que a noite musical por lá começa tarde, lá pela uma da madruga. Isso não chega a ser problema, já que no outro (mesmo!!) dia, vc não tem hora para acordar, certo? rsrs

Noite animada em Jeri

d) pratique ou aprenda kitesurf - esta aí outro bom motivo porque ainda quero voltar lá. Prometi a mim mesmo que vou aprender esse esporte para poder "voar" e sentir a sensação de liberdade dos caras! Demais! Jeri é o paraíso do kite! Ventos fortes e águas cristalinas e calmas...quer mais?? 

Caminho "easy" até a Pedra Furada
Visual sem igual



Caminhada ecológica para Pedra Furada - Jericoacara


Que lugar!!
e) Caminhada à Pedra Furada - cartão postal de Jeri. Obra da natureza. Dispensa comentários. A caminhada dura uns 30 min, a partir de Jeri. Passeio não é hard...as crianças fizeram na boa a caminhada pelas dunas. Se quiser mais emoção, vá pela praia, escalando as pedras, mas com cuidado para não se machucar. O passeio pela praia só pode ser feito com a maré baixa. Obviamente, o perigo é compensado pelo visual. 

Pedra Furada - marco da natureza

f) passeio até a Lagoa do Cavalo Marinho - vc pode fazer esse passeio de buggy ou de quadriciclo (mais caro, mas mais legal!!). O passeio dura cerca de duas horas e oferece muita adrenalina nas areias da praia de Mangue Seco.

kids having fun ou "pintos no lixo"?


Cavalos marinhos nas Lagoas
Nadar com os cavalos marinhos
Bom, é isso pessoal.
Espero que as fotos empolguem vcs! Não deixem de conhecer esse pedaço delicioso do nosso Brasil!!

Partiu??

Buggy em lotação máxima - selvagem!!!
Manguezais
Água Doce x Água do Mar - combinação perfeita!!
Quem disse que o Brasil não pode explorar energia eólica?
horizonte perdido
Dunas e muito sol!








Esquibunda or what?
Redes de Lagoa - relax?

Mosquito Blue e a tropa!!
Greek style!!
Hidro - Mosquito Blue
Passeio à Pedra Furada -- hard way??!!
Labirinto das Falésias - Morro Branco
Até o próximo Post em terras "Brasilis"!
Abraço!