sexta-feira, 29 de março de 2013

Sudoeste dos EUA: Big Bear Lake (post 2) - LA & San Diego - Las Vegas

Sudoeste dos EUA - BIG BEAR LAKE

Se vc chegou agora, vale retornar ao post 1 (LA & San Diego) para entender um pouco a sequência desta viagem e a motivação que levou à escolha do roteiro.

Snow fun

BIG BEAR LAKE

Quando se fala de bons locais para esquiar nos EUA, vc provavelmente já deve ter ouvido falar das montanhas do Colorado, de Aspen, de Lake Tahoe...mas é bem menos provável que vc conheça Big Bear, right?
Pois bem, já tendo conhecido ou não, vou dar um toque logo upfront. Se vc estiver on the road, planejando uma ida da costa (sul)oeste até Vegas, e com um spare time, vale muito um  estratégico pitstop em Big Bear. A cidadezinha, do tamanho de um bairro do RJ, fica localizada preguiçosamente no alto do morro e tem um charme todo especial graças à eco-combinação de lago, montanha, florestas, cabanas de montanha e neve...muita neve (no inverno!)
Big Bear Lake map

A cadeia montanhosa que abriga Big Bear e cerca a parte sudoeste da California provoca dois belíssimos cenários: paisagens desérticas para leste, a barlavento da montanha (ventos úmidos da costa são bloqueados), e uma paisagem de cinema nas cercanias da montanha.
Paisagem de cinema
Assim como Lake Tahoe (post em breve), a cidade "bomba" tanto no verão como no inverno.

No verão (não visitei), o quente, dizem, são os esportes de verão: aquáticos (esqui, windsurf, sailing, pescaria etc.) e terrestres (hiking, bike etc.). Todos num clima bem cool, pois o calor que castiga LA & San Diego é atenuado pela altitude, meio estilo Teresópolis/Campos do Jordão.

No inverno (período visitado), a cidade vira um ótimo e recatado resort de diversões na neve. Não tem o requinte de Lake Tahoe nem tampouco de Aspen, mas nem por isso é menos divertido. Aliás, pelo contrário, diverte-se bastante a baixo custo, comparativamente com outros picos de neve citados.

PLANEJANDO A VIAGEM

De San Diego até Big Bear Lake, são, aproximadamente, 2h45min de carro.
De Los Angeles até Big Bear Lake, são, aproximadamente, 2h de carro.

Se vc vai subir a montanha no inverno, uma coisa que vc tem que prestar atenção é a necessidade de dotar o seu carro com "correntes" apropriadas para neve. Neste caso, vc basicamente passa a ter duas opções: 
1) alugar (ou comprar) as correntes junto com o seu aluguel do carro (mais recomendado!); ou
2) take your chances and go uphill sem correntes, se arriscando a não conseguir se deslocar dependendo das condições da estrada, a sofrer algum acidente por causa da pista deslizante ou ser multado. Tem certeza que vc ainda quer considerar essa opção?? rsrs 

Mas não se desespere! Colocar as correntes é extremamente fácil. Eu diria até divertido, principalmente, se vc vai fazer isso (provavelmente) umas poucas vezes na vida! As instruções estão na própria caixa da corrente ou, se vc preferir ser mais precavido, existem diversos vídeos "how to do it" no youtube. Eis um bom exemplo: Snow-Chains-on-Tires

ONDE FICAR

Essa parte merece uma observação especial.
Obviamente, como em toda cidade americana, existe uma centena de opções. E o papo é o de sempre: "cacife" a hospedagem de acordo com seu budget...pesquise bem no booking...veja os comentários no booking/trip advisor...blablabla....
Mas, cara, vc está em Big Bear....quer então entrar no clima de verdade? 
"Cacife" uma cabana....uma verdadeira "cabin in the woods"!!!
Cabin in the woods
Espaço para muita diversão
Existem cabanas simplesmente sensacionais, com todos os appliances incluídos (geladeira, microondas, dishwasher etc.), TV gigante, lareira etc. no sopé da montanha.
Check it out : http://www.bigbearcoolcabins.com/

Já imaginou? Vc e sua família/amigos fazendo um chocolate com marshmallow, um balde de pipoca banhada em manteiga, no calorzinho de uma lareira, jogando conversa fora, brincando de algo (mímica, baralho, vendo um filminho, whatever), com a neve caindo lá fora.... Tudo isso depois de um longo "cansativo" e fun day of skiing, snowboarding, snow sliding (esquibunda) etc... Imperdível, certo?? 


DESLOCAMENTOS

Dentro de Big Bear Lake, use carro. Aliás, não há outra opção!
Restaurante típico
Aventure-se a noite pelos bons restaurantes da região e passeie pela ruazinha principal (Village Drive) a pé até vc aguentar o frio e resolver se "esconder" para tomar algo quente ou de alto teor alcoólico (lembre-se de ter um designated driver por causa da "lei seca" americana. Ela é menos exigente que a nossa, mas pode lhe enquadrar igualmente como DUI - driving under influence - com duas tulipas de beer e prendê-lo e/ou multá-lo pesadamente por causa disso).

O QUE FAZER

Alpina Slide
Além da simples curtição ecológica do visual do lugar, da sua estadia numa cabana estilo Zé Colméia,  ou de uma boa comida de restaurante durante o clima frio, basicamente, existem dois programas principais:

1) Alpine Slide at Magic Mountain e/ou Big Bear Snowplay - como o nome diz, esquibunda em overdose com a família!!! Info: http://alpineslidebigbear.com/
Pegue seu pneu e desça a montanha
2) Snow Summit - a excelente montanha para curtir ski, snowboard, snowmobile etc. Detalhe: de dia e de noite (show a parte!!) Info: http://www.snowsummit.com/ski/


Getting Ready - Snow Summit
Controle suas expectativas e tenha em mente que Big Bear Lake é uma "cidadezinha" para curtir umas boas duas ou três noites. Se vc for fanático por ski, até mais. 
Bem, é isso!

Veja se as fotos abaixo fazem vc entrar no clima e animam para vc conhecer:






Dupla do barulho

Nevasca

FUN

FUN - Amigos


Break

Blizzard







Gatinhas curtindo o sol??

Skiing

The lake

Snow Summit

Aconchego e bagunça em família e amigos

Clima na Cabana
Bye-Bye Big Bear


Post anterior (LA & San Diego)
Próximo Post (Las Vegas)