sábado, 2 de março de 2013

Dresden (post 3) - Amsterdam - Praga - Berlim

Dresden (post 3) - A "Jóia" do Elba

A verdadeira "jóia" do Elba
Chegou a vez de Dresden.
Vc já ouviu falar?
Pois bem. Se não ouviu, preste atenção: é uma "jóia" alemã que merece a visita pois impressiona pela sua rara beleza!
Confesso que eu mesmo pouco tinha ouvido falar, até que amigos me convenceram dos encantos da cidade e do valor de se fazer uma providencial parada para curtir o ambiente da cidade que atualmente representa um dos centros culturais mais importantes da Alemanha e da Europa.
Fürstenzug

Localizada às margens do Rio Elba, Dresden fica praticamente na fronteira entre a República Tcheca e a Alemanha. Então é aquela tal história, uma vez estando em Praga, vc se depara com algumas "duras" opções de turismo:
1 - ir para o sul/sudeste em direção à Vienna (Áustria), Bratislava (Eslováquia) e Budapeste (Hungria); 2 - ir para a leste em direção à Krakóvia (Polônia); ou
3 - ir para norte em direção à Dresden e Berlim.

Rio Elba
Como, desta vez, a prioridade era levar a filhota a Berlim, as outras opções ficarão para um futuro post.

Poderia gastar aqui um longo tempo resumindo informações de wikipedia  (http://en.wikipedia.org/wiki/Dresden) e de pequenos guias turísticos que sempre costumo consultar antes das minhas viagens. Mas, a essa altura, vc já percebeu que essa não é a "praia" desse blog...que, volto a enfatizar, é totalmente não profissional.

O meu propósito maior é dar dicas descontraídas de viagem, compartilhar algumas boas (e ruins!!) experiências, realçando o que a cidade tem de melhor e, se possível, fazendo vc despertar o interesse pelo sensacional prazer de viajar para desbravar (sozinho, com amigos ou em família) novos mundos e novas culturas.

Dresden enquadra-se perfeitamente nesse contexto...novos mundos. Uma cidade que foi bombardeada pelos aliados no fim da II Grande Guerra, que teve aproximadamente 25.000 pessoas mortas por estes ataques, mas que soube dar a volta por cima. Foi reconstruída e renasceu literalmente das cinzas. Hoje, é um grande acervo ao ar livre de arte barroca, um verdadeiro museu ambientado no vale do famoso e histórico Rio Elba.

Stroll nas margens do Elba

PLANEJANDO A VIAGEM

Como minha intenção (destino) final era a cidade de Berlim, optei em fazer o percurso de trem, dividindo a passagem em dois trechos: Praga--> Dresden (2h15min de viagem) e Dresden--> Berlim (2h10min de viagem).
A estação principal de trens de Praga (Praha Lavni Nadrazi) fica no centro da cidade, praticamente 10 euros de taxi de qualquer ponto onde vc esteja.
Comprei os tkts de trem pela Internet, pagando cerca de 50 euros/cabeça, todo o trecho, em coach first class. Achei bem razoável.
Ambos trechos de trem são agradabilíssimos, com os trilhos costeando lindas e bucólicas paisagens próximas ao rio. A viagem de trem passa num piscar de olhos. Recomendo!!

Comentários:
1) Em viagens de trem prefiro optar, sempre que possível, pela primeira classe. Explico: não é tão mais caro e garante alguns "mimos", como poder ter assento reservado, "coachs" um pouco mais vazios e, principalmente, minimiza algumas eventuais surpresas desagradáveis com furtos de malas e/ou pertences (coisa que aconteceu comigo e amigos em diversas viagens de trem na época de mochileiro!).
Estação de trem em Praga

2) Use sites locais de trens da Alemanha (http://www.bahn.com). Nada de usar os sites internacionais (http://www.raileurope.com.br/). A comodidade aparente da língua pode lhe gerar uma diferença absurda de preços entre os dois sites. Aliás, esta regra vale para compra de tkts de trem de/para qq país. A "golden rule" é: procure sempre usar os sites locais das empresas de trens dos países visitados. Um simples "google search" na Internet lhe fornece a URL destes sites.
Zwinger 

ONDE FICAR

Dresden definitivamente não é uma cidade grande. Se vc chegar bem cedo e estiver bem disposto, dá para conhecer a cidade, ainda que superficialmente, em 8 a 10 horas. Assim, vc pode até evitar dormir na cidade. Há muita gente, por exemplo, que faz "bate-volta"a partir de Berlim ou Praga até Dresden.
Mas, se vc quiser visitar as atrações com mais tranquilidade, quiser degustar sua currywurst (deliciosa salsicha ao molho curry) ou roastbratwurst (outro tipo delicioso de salsicha assada geralmente acompanhada de verdadeira mostarda picante) com calma e acompanhada de uma deliciosa cerveja gelada (german style), quiser admirar os artistas de rua, os concertos ao ar livre, vc certamente vai querer pernoitar.
Praça da Igreja Frauenkirche 

Nesse caso, a recomendação é buscar um hotelzinho nas imediações da igreja Frauenkirche. A região é um pouco mais cara, mas a comodidade de estar próximo, durante a noite, da agradável rua Münzgasse e seus bares/restaurantes é compensador. Consulte o "booking.com" e faça sua escolha.
Igreja Frauenkirche 

DESLOCAMENTOS

Com um clima bem agradável no verão, Dresden permite que vc conheça as suas principais atrações a pé.
arte barroca
Tá bom, concordo. Se vc estiver muito cansado, vc pode pegar um busum a partir da estação de trem e ir direto para o "point" com as principais atrações (vide mapa abaixo). 


Qual busum? Sinceramente, não decorei. Tem um booth de informações turísticas logo na saída da Estação de trem. Então, é uma mera questão de vc consultar os murais ou folhetos avulsos com os horários. Alternativamente, ( e eu gosto muito dessa opção mais interativa), vc pode gastar o seu inglês ou alemão (para aqueles que dominam o idioma - infelizmente não é o meu caso), mostrar no mapinha onde vc quer ir e se esforçar (muito) para entender o inglês dos simpáticos alemães que prestam informações, tornando o diálogo bem divertido.
Artistas de Rua

Mas a melhor opção é ir a pé mesmo...se perder pelas ruas....sabendo se achar...rsrs
Os mapinhas abaixo mostram os pontos turísticos principais de Dresden, de um lado e do outro do Rio Elba, e o "percurso guia" que adotei, a partir da Estação Central de Trem, com os principais pontos assinalados.


Segue abaixo um mapa contendo um  passeio a pé (Dresden walking tour), com o ponto de partida na estação de trem de Dresden. 
Exposições de Verão
Fiz o mapinha em casa, exportei-o para o smartphone e usei-o para me guiar. Mas, é óbvio que, à medida que vc veja algo interessante durante o percurso, vc vai naturalmente fazendo seus desvios, suas paradas particulares de acordo com suas preferências. Enfim, a ideia é andar sem compromisso e se surpreender a cada esquina. Garanto que as surpresas serão positivas!!! Eu fiquei "embasbacado"!


View Dresden walking tour in a larger map

To: Semperoper (Semper Opera House), Theaterplatz, Dresden, Germany
From: Wiener Platz 4, 01069 Dresden, Germany (Dresden Hauptbahnhof)
Walking directions to Münzgasse, Dresden, Deutschland
2.1 km - about 26 mins
To: Frauenkirche Dresden, An der Frauenkirche, Dresden, Germany
Walking directions to Schloßplatz, Dresden, Deutschland
240 m - about 3 mins
To: Schloßplatz, Dresden, Deutschland
Walking directions to Zwinger, Theaterplatz, Dresden, Germany
750 m - about 9 mins
To: Zwinger, Theaterplatz, Dresden, Germany
Walking directions to Semperoper (Semper Opera House), Theaterplatz, Dresden, Germany
210 m - about 2 mins
Katholische Hofkirche

QUE FAZER

Atrações Principais:
Ande sem compromisso. Se for no verão, garanto que vc se deparará com artistas de rua, festivais de verão, enfim, um clima realmente muito agradável...
Abaixo, listei as principais atrações e algumas atividades interessantes. Mas não se prenda só nessas...crie seu próprio roteiro.

Munzgasse
a) rua Munzgasse (uma rua muito simpática, repleta de restaurantes e bares)

Munzgasse
b) Igreja Frauenkirche e Igreja Hofkirche

Dentro da Igreja Frauenkirche 
c) Procession of Princes (muro pintado-porcelana) - “Fürstenzug”

Fürstenzug
Simplesmente bela...
d) Palácio Real (castelo Residenzschloss) e Ópera Semper

e) Zwinger (complexo de museus)

f) Bairro de Neustadt ( do outro lado do rio)

h) Alugar bicicleta e percorrer a ciclovia às margens do Elba até castelo de Pillnitz

i) os três castelos do Elba, os castelos Albrechtsberg, Lingnerschloss e Eckberg, ficam a cerca de três quilômetros ao leste do centro da cidade, na encosta do Elba em Radeberger Vorstadt. Existem passeios de barco que levam até eles.

Dica de Restaurante: Gänsedieb (na Weisse Gasse, n. 1 (praça))

paisagem de trem Praga-Dresden











estátuas embelezam a cidade

estátuas embelezam a cidade










clima é tudo!!
Vai deixar saudades









Post 1 - Amsterdam
Post 2 - Praga
Post 3 - Dresden (este)
Post 4 - Berlim