sábado, 16 de fevereiro de 2013

Grécia - parte 3: Mykonos

MYKONOS - RELAX ou RAVE? 

Faça sua opção e curta esse paraíso ao seu jeito!




Vc certamente já ouviu falar desse nome, certo? Quem é das antigas, certamente lembra de uma "boite" Mykonos que bombava no Hotel Intercontinental (ou Nacional, não me lembro bem...) em São Conrado. Então!! Acho que com essa introdução entreguei minha idade...rsrsr.... sem problemas....mas, no fundo, quero dizer que Mykonos, assim como Ibiza, no nosso imaginário, sempre esteve associado a grande baladas.


Visão privilegiada??


Mas, será que a fama é verdadeira? Sim, sem dúvida!! Nessa ilha mais animada da Grécia rolam "raves" em todos lugares, mas principalmente nos famosos clubs de praias. O "Club Cavo Paradiso", por exemplo, é o mais famoso, conta com presença do jetset internacional e de uma "fauna" pra lá de "wierd"... As festas/raves, com toneladas de som em música eletrônica e uma estrutura de fazer inveja, invadem o verão, começam a tarde e varam a madrugada, até a manhã do dia seguinte. Tanto é assim que as praias, no horário de 10:00 até mais ou menos às 16:00, são um verdadeiro paraíso. Ficam desertas, com poucas vivas almas, apenas populadas pela galera mais madura ou pelo pessoal que vai curtir um nudismo. Lá pelas 17:00, o povo amante de David Guetta e Bob Sinclair começa a dar as caras e as batidas ecoam pela orla.

Vc já viu isso em filme? Porque não reverenciar e vivenciar?

Mas Mykonos tb é uma ilha grega. E portanto, como a maioria das ilhas, tem seus encantos naturais, suas igrejinhas tradicionais, seus vilarejos charmosamente iluminados, seus restaurantes transados servindo saborosos frutos do mar, sua cinematográfica orla portuária, as lojinhas artesanais, os típicos burrinhos, os moinhos que decoram a paisagem, as casinhas brancas...e, é claro, as águas cristalinas do Mediterrâneo.
Moinhos - cartão postal da ilha

Os bares, restaurantes e até discotecas convivem em perfeita harmonia com os barcos de pescadores, com famílias de várias gerações e até com as aves exóticas...lembrando que um preguiçoso "pelicano" é o símbolo da ilha!

Romântica
Enfim, a fim de balada ou não, mochileiro ou milionário, hippie ou yuppie, casal ou solteiro (a), hetero ou homo, vc vai curtir muito o clima descolado de Mykonos e vai experimentar uma ilha um pouco mais "modernex", mas não menos linda!!!

PLANEJANDO A VIAGEM

Barquinho(??) Santorini - Mykonos
Chegando - Desta vez, optamos pelo transporte via aerobarco. A distância de Santorini era curta (acho que deu menos de 4h de viagem) e queria curtir esse meio de transporte, a vista pelo mar, a infra de bordo etc. As opções de transporte marítimo tb são boas e frequentes. Vc pode comprar pela Internet (minha opção quase sempre) ou in loco. O barco que nós pegamos mais parecia uma lancha de offshore: voava baixo. Náuseas? Nem pensar! Nem minha mulher que enjoa com navio atracado no porto, dentro da Baía de Guanabara, "mareou".
Vc tb poderia vir de avião, mas para uma distância curtíssima, achei que não compensava.

Voa baixo...
Saindo - Se vc desejar continuar curtindo outras ilhas próximas, continue de barco. Se, como eu, for pegar o caminho de volta para Atenas, aí não tem jeito: a boa e velha cia aérea low cost (Aegean) fecha o transporte.

Povo na praia...piscinão??
Aqui cabe um comentário: poderíamos até gastar mais uns dias e ficar "pulando" de ilha em ilha para conhecer mais algumas, mas confesso que em minhas viagens não gosto de extrapolar mais do que 14 a 15 dias. Acredito que depois desse tempo começa a rolar um desgaste natural: roupa demais para lavar, cansaço por arrastar malas (e olha que viajamos "leve"), cansaço pelos deslocamentos excessivos, "banzo" de casa, e até preocupação com o seu bicho de estimação (bate uma saudade do Bóris...rsrsrs).

Por do Sol...
De certa forma, tudo começa a ficar assim meio "dejá vu" e o pior é que vc começa a deixar de ir a lugares interessantes, pular atrações... Resumindo, acho que sempre é bom deixar algo tb para motivar a volta, como um complexo de ilhas mais afastado ou um roteiro diferente pelo mesmo país. Creta e Rodes, por exemplo, combinadas com uma ida à Turquia estão no "roadmap" de viagens futuras. Por isso, meu conselho particular: escolha umas duas ou, no máximo, três ilhas para vc ficar um pouco mais de tempo em cada um delas e curtir mais a fundo, entendendo e vivenciando como as ilhas visitadas "funcionam" no dia-a-dia. Ou então, alternativamente, pegue um cruzeiro por dezenas de ilhas,  mas saiba que haverá algumas (a maioria) que vc vai ter apenas horas para conhecer...será que vale??
Chegada - Visual de Chora


ONDE FICAR


A minha recomendação é escolher um hotelzinho em Chora ou arredores. Mesmo que o forte durante o dia sejam as praias, a noite de Chora oferece inúmeras opções, principalmente em "Little Venice", onde os bares são altamente inspiradores e muito "transados".
Vista panorâmica

Vale o de sempre: escolha de acordo com as avaliações do booking/trip advisor e cruze com o quanto vc se dispõe a pagar, sem deixar de considerar a sua particular ocasião especial.



ATV

DESLOCAMENTOS

Vale o que falei no post 2 (Santorini). Trate de "bookar" (internet ou in loco) sua moto ou ATV (quadriciclo). O aluguel diário é barato e dirigir na ilha é mole. Aliás, vc vai se surpreender com a quantidade de motos/ATV nas ruas. Carro nem pensar...tá bom, se for um "smart", acho que dá!!
Rango em Little Venice

O QUE FAZER


A chegada em Chora, a capital da ilha, é arrebatadora!!
Chora está espalhada na encosta de um morro pontilhado por casinhas brancas, à beira de um mar cristalino, decorado por barquinhos e iates suntuosos.
Ruelas em Chora

Qualquer uma das ruas que saem de Chora leva a um labirinto de ruazinhas, vielas estreitas, casas com flores e roupas penduradas na janela. Quer visual mais grego?? rsrsr
Little Venice
Perdido, andando por uma viela, surge do nada uma pracinha, um restaurante com mesas ao ar livre, uma lojinha com artigos coloridos...portanto, ande, ande muito! Se perca nas ruelas! Use a brisa insistente da noite para se refrescar e escolher seu bar/restaurante onde vc vai curtir um "people watch" com estilo,  degustando sua salada grega...hummm!!!
O charme dos restaurantes


Se perca nos vilarejos
Praias?? Todas!! Vc está de transporte leve. Circule pela ilha!! Descubra seu próprio pedaço de paraíso. Mergulhe onde vc achar que seus olhos vão ficar mais fascinados!! Vai ser difícil escolher a melhor praia para ficar. Depende muito de cada um, mas tem para todos os gostos: baladeiros, amantes de raves/música eletrônica (não, não tem pagode!!), fãs de mergulho, curiosos ou praticantes de nudismo. Aliás, confesso que essa onda de nudismo não é minha, mas fui dar uma conferida de perto e (desculpem-me) me divertir um pouco. Adianto para os mais desavisados que é fácil ficar impressionado com a naturalidade com que é feito a coisa...e não esperem só corpos sarados praticando a "arte"....rsrsr.

Escolha a sua praia - essa era mais deserta


Paradise Beach foi nossa praia preferida, porque é meio uma mistura de tudo isso....mas tem tb Super Paradise (galera mais descolada e liberal!!!!), Platys Gialos (mais família e mais estruturada com restaurantes e bares), Psarou, Panormos (mais desertas) etc.
Chegando  e curtindo o visual

Em Mykonos, parece que pode-se fazer tudo. Pode música alta sem limite de hora? Sim. Pode nadar nu? Yep. Pode rolar pegação (quase sexo) hetero/homo a luz do dia nas praias? Pode. Tudo pode e ninguém vai esboçar um ar de preconceito ou de reprovação, muito menos vc...rsrsr!! Então, capriche nos óculos escuros (quer melhor disfarce?), visite as praias idílicas, as vilas encantadoras, aproveite da infra de primeiro mundo, suba na mesa de uma das "raves" para dançar (dependendo do seu nível alcóolico...rsrsr!!).... e curta!!! Curta!! Chame essa ilha de sua, mergulhe no azul cristalino do Mar Egeu e aproveite até o seu último amanhecer!!
Cenário pronto para as "raves" - Super Paradise



Se vale a pena visitar? Conclua vc mesmo....vou dar uma ajudinha com as fotos abaixo....

Ar Blasé
Dá para enjoar dessa água??

Igrejinha tradicional
Paradise Beach




Escolha seu restaurante
Escolha seu prato fresco
Curta a noite


E aqui finalizo os posts da Grécia...
Post 1 - Atenas
Post 2 - Santorini
Post 3 - Mykonos (esse!)
Futuro Post (near future) - Creta e Rodes

2 comentários:

Obrigado pelo seu comentário!