sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Grécia - parte 2: Santorini


SANTORINI - ILHA (PARAÍSO) VULCÂNICA


Meus amigos, imaginem um vulcão...daqueles bem quente!! Tirem a lava desse vulcão, ou seja, esvaziem a cratera. Agora, encham, ao longo de anos, essa cratera com água cristalina (aquela mesma do Mediterrâneo!!) até quase a borda desse vulcão. Notem que falei quase....porque na borda, vc vai milimetricamente preencher com casinhas coloridas artesanalmente de branco e azul, debruçadas gentilmente sobre o mar que se abre dentro da cratera. Imaginou a "pintura"??

JUMP!!! Com essa água qq um tem coragem...se vê o fundo!!
Não, definitivamente isso não é a favela no morro "Dona Marta"... (sem qq preconceito aos moradores do local)....é a mágica Santorini!

Circulando pela ilha
Como um lugar desses pode ser tão especial? Não sei, mas fui lá para conferir!! 
E constatei que essa combinação geológica da natureza, aliada a uma "puta" cultura arquitetônica de igrejinhas e hotéizinhos, com suas piscinas com bordas infinitas, debruçados nos penhascos que formam a borda do vulcão abençoam a ilha com um mix visual perfeito, romântico...um verdadeiro paraíso na Terra.


PLANEJANDO A VIAGEM


Chegando
Chegando - Santorini é uma ilha, certo? Portanto, vc pode chegar de avião ou uma infinidade de opções de barco (velozes, lentos, grandes, pequenos, de cruzeiro etc.). Considere seu tempo disponível, seu interesse, a possibilidade de náusea a bordo (remota, mas existe), o casamento com a ida a outras ilhas e faça sua escolha.
Se vc optar pelo barco, basta "googlar" as diversas opções, ir para Pireus (principal porto de Atenas) e embarcar. Vc pode até comprar pela Internet aqui no Brasil, mesmo antes de partir.
Pessoalmente, adotei o avião saindo de Atenas. Motivos: preço (50 euros a passagem), rapidez e praticidade, uma vez que a ida em Atenas da cidade para o aeroporto era extremamente simples e barata. 

Onde ficar

Visual de Fira - e pensar que os burrinhos sobem tudo isso...carregados!!
Visual de Oia


Basicamente dois locais principais para ficar: Fira e Oia. Cada um conta com uma infinidade de opções para estadia. 

Fira (ou Fyra) é uma espécie de "centrinho" da ilha e tb o porto principal. Portanto, mais comercial, um pouco mais urbanizada, mais movimentada, nem por isso menos interessante. Vc já deve ter visto Fira em algum filme, com aqueles burrinhos subindo e descendo penosamente do porto com as bagagens  dos turistas. Conclusão: Fira é mais barata, mas mais "muvucada". Bom local para quem está interessado no "agito", nas baladas noturnas ou busca um pouco mais de economia.
Hotel em Oia

Oia é numa das pontas mais afastadas da ilha. O lado romântico, do por de sol mágico, da vilazinha charmosa, dos diversos hotéis com suas piscinas de borda infinita...benefícios que vem acompanhados de maiores preços.
Café na varanda
Não era borda infinita mas deu para o gasto!



Visual de Fira
Dá para adivinhar onde fiquei, né? Já falei no primeiro post que a ocasião era especial...rsrsrs. Parti para o booking e "cacifei" aquele hotelzinho charmoso, tipo casinha, com café homemade entregue no quarto ou na varanda...tá bom, a piscina não era de borda infinita (os preços eram absurdos!!), mas nem por isso houve perda de romantismo ou de visual, pois estávamos a poucos metros a pé desse ambiente e da especial vilazinha de Oia.
Pausa para mergulho numa das praias - a areia é negra, mas a água é espetacular!

DESLOCAMENTOS

Numa ilha, e isso acho que vale para todas, a melhor maneira de se descolar será sempre em transporte leve: moto ou ATV (quadriciclo). Carro, pode ser mais cômodo, mas tira a praticidade, uma vez que é difícil estacionar e vencer obstáculos em alguns locais ao redor da ilha. Sem falar que vc perde aquela sensação de vento na cara, de liberdade...aquele ar "aventuresco" que  rejuvenesce 20 anos.....rsrsrsrs. Portanto, escolha o transporte leve que mais lhe agrade e acelere fundo!! Optei pelo ATV e não me arrependi...
ATV - quadriciclo mão na roda para deslocamentos na ilha

O QUE FAZER? 


Está estabelecido e motorizado? Sim....então, a partir daí é "safar" um mapinha básico (vc não vai se perder e nem precisar GPS, afinal é uma ilha!) e partir para diversão, parando em cada praia, curtindo cada visual novo, diferentes tipos de areia e formação geológica, falésias esculpidas pelo vulcão...
Paz!!
Dê mergulhos intermináveis nas águas cristalinas, muitas vezes aquecidas pelo vulcão que, apesar de extinto (teoricamente!??!), ainda dá sinais de fumaça em alguns lugares submarinos. 
Entre nas igrejinhas....pare para as suas fotos de cinema....interaja com os "burrinhos" de Fira...

Um dos portos da Ilha
Entre um mergulho e outro, faça longas pausas para degustação das comidas típicas que tem em toda a orla nos bares de praia, já mencionadas no post 1 (Atenas). Experimente ouzo (bebida alcóolica base de anis) e se acabe nas cervejas e azeitonas...
keep riding

Recomendo tb um passeio de veleiro. Eles fazem diferentes percursos, mas geralmente rodam toda a ilha, pelo seu interior e vão até o centro da cratera, local onde pode ser constatada a latência da atividade vulcânica.  Essa atividade é comprovada não só no pedaço de terra que teima aflorar dentro da cratera e é rico em rochas incandescentes com súlfura, como na água, com diversos locais onde afloram águas termais que rendem mergulhos memoráveis e rejuvenescedores.
Vilarejo charmoso em Oia
Deixe a noite para se perder nos pequenos vilarejos. O de Fira é mais badalado, mais juventude estilo albergue passeando pelas ruelas da vila.
Meditando...??

O vilarejo de Oia é extremamente charmoso, com seus restaurantes a luz de velas para um pessoal mais maduro, com sorveterias iluminadas, lojinhas de produtos típicos, colares de pedras vulcânicas e várias "lembrancinhas" que certamente vc vai querer selecionar algumas para levar do paraíso.

Desbravando a ilha
Se merece a visita? Confira nas fotos abaixo e tire sua conclusão....acho que até exagerei na qtde de fotos....rsrsrss



Falésias
















Pausa para o rango - Gyro + beer


Visual de Oia





Galera se amontoando para o por do sol


Por que o pôr do sol de Oia é tão famoso? Não sei...talvez pela combinação de cores, pelo astral, pelo clima romântico que paira no ar...só sei que em poucos locais vi o "povo"se amontoar para ver e aplaudir no final. Meio estilo Arpoador, só que com um quê meio "blazê"....e na Grécia, né?? Convenhamos....rsrsrs

Por do Sol

A notar que não me pareceu que ninguém estava "under influence" (vcs sabem o que quero dizer, né??) durante os aplausos...rsrsrs


É um visual bonito ou não é? 
E a noite cai....

Saída para passeio de veleiro

O veleiro do passeio...meio Jack Sparrow!!!

Águas termais...convidando para um mergulho!!

Vulcão ainda bombando...quente!!!

Súlfura...diz algo??






Dá para resistir ao mergulho?

Como não sentir saudades???!!!

Próxima parada: Post 3 -  Mykonos.
Veja aqui o post 1 - Atenas

Um comentário:

Obrigado pelo seu comentário!